terça-feira, 1 de julho de 2008

A vida de David Gale

Este filme mostra a vida de David Gale, que é um professor de filosofia que luta pela seguinte causa: proibir a pena de morte.
No desenrolar do filme ele e seus companheiros de luta de causa tramam tamanha cena que prova como é arriscado se julgar alguém à morte podendo-se cometer injustiças. Para essa farça se concretizar eles chegam ao extremo de acabar com a vida de dois dos manifestantes. Uma amiga dele e ele próprio que foi acusado e condenado pela morte da parceira mesmo sendo inocente. Sendo a sua pena de morte a maior cartada desses manifestantes para provar como o sistema era falho.
A Amiga dele se submeteu ao suicídio, pois já estava em fase terminal de leucemia. Já Gale aceitou a própria morte pela pena, pois estava com a vida sem sentido após uma armação de uma aluna contra ele que o incriminou por estupro; após crises de alcoolismo que ele não conseguia superar; e o pior, a perda do filho, pois a mãe se separou dele e levou seu filho para longe, isolando-os.
Os manifestantes preparam toda a cena da morte da mulher como se fosse Gale o culpado e o julgamento foi todo baseado na armação deles. A repórter que acompanhou Gale e tinha a função de ouvi-lo antes da pena ser executada acabou “pescando” toda a armação ao escutar a versão dele, porém foi tudo muito bem planejado para que a pena fosse executada, pois quase mártir não comprovaria a falibilidade do sistema penal. A única intenção de Gale provando sua inocência para ela era a de que ela tornaria isso público, em especial para o filho que ele ainda amava muito mesmo afastado.

Nenhum comentário: