terça-feira, 1 de julho de 2008

Odisséia

Na história retratada na Odisséia de Homero, pode-se observar a saga de Ulisses que passa dez anos pelo mundo com destino a Ítaca, depois da destruição de Tróia onde ele vivia.
A Odisséia teve significado muito importante entre os gregos, assim como os outros poemas de Homero que sempre recitavam histórias incríveis sobre monstros, heróis e seres mágicos, ela ajudou a moldar o espírito e a religião dos gregos. Séculos a fio, a juventude grega cresceu escutando e recitando seus poemas e admirando seus heróis, que lutavam pela honra e enfrentavam o sofrimento e a morte com coragem.
Nesta saga, muitas aventuras se desenrolaram e muitos personagens fantásticos, tais como monstros marinhos, sereias, ilhas flutuantes, gigantes e ervas milagrosas, nos são apresentadas de forma a influenciar muito a imaginação de todos que tomam contato com a história relatada.
Com as epopéias de Homero a Ilíada e a Odisséia, a obra de Homero é essencialmente uma expressão da imaginação poética e do pensamento mítico.
É possível dizer que este cenário mítico permitiu o surgimento da filosofia e o enfraquecimento da religião tradicional grega. Já que a primeira veio acompanhada de um espírito secular e racional.

Nenhum comentário: