terça-feira, 1 de julho de 2008

Antígona

Essa tragédia escrita por Sófocles retrata a terceira etapa da saga de Édipo e sua família. Antígona é a filha de e Jocasta, a qual era esposa e mãe de Édipo; e Irma de Ismênia, Etéocles e Polinice.

Durante a primeira etapa da história, “Édipo Rei”, Antígona é a jovem filha presenciando a desgraça em que seu pai recaiu por levar em conta as profecias dos oráculos. Na segunda parte da historia, “Édipo em Colono”, ela aparece como guia para o pai cego e com ele continua até o momento da morte do velho. Já a terceira parte é chamada justamente de “Antígona”, e relata o retorno da heroína para Tebas.
No seu retorno ela tem que lutar contra o seu tio Creonte que era o novo rei Daquela terra, e ainda suportar o drama de quererem enterrar seu irmão Polinice sem as honras cabíveis, pois ele havia sido considerado traidor do rei. Nesse momento da tragédia resplandece toda a força de Antígona, pois ela é capaz de morrer para ver o irmão sepultado convenientemente. Chegou então ao extremo da própria morte para ver seus princípios valorizados e colocados em prática.
Enfim, percebe-se como a honra para com a família é colocada por ela acima de tudo, e acima inclusive das crenças da época, postando-a em conflito perante todos. O sentimento de amor perante a família é sempre colocado em foco, principalmente no trato que ela despeja para com o pai, de acompanhá-lo mesmo ele tendo cometido tamanha barbárie de cegar os olhos.

Nenhum comentário: