terça-feira, 1 de julho de 2008

Édipo Rei

O enigma: “Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite”. É desvendado da seguinte maneira: “É o homem, pois, ao amanhecer é a criança engatinhando, entardecer é a fase adulta, que usamos ambas as pernas, e o anoitecer é a velhice quando se usa da bengala”.Foi esse o enigma desvelado por Édipo que o tornou conhecido como o grande desvelador de enigmas e famoso por sua grande inteligência. Após derrotar a esfinge, em seu caminho para sua terra natal ele acaba por matar seu próprio pai sem saber quem era, e casa-se com sua própria mãe, também sem saber.
Após todas essas ocorrências iniciais, a cidade deles é tomada por desgraças e acaba vindo a tona as profecias dos oráculos que foram proferidas na época do nascimento de Édipo. Eles fazem várias investigações, o que mostra como não é apenas a mitologia que é levada em conta nessa época das tragédias gregas em contraposição ao que era percebido nos poemas homéricos. E após essas investigações a culpa recai sobre Édipo, que ficou taxado como assassino do próprio pai e copulador com a mãe.
Tendo isso tirado a limpo, Jocasta, a mãe e esposa, se mata e Édipo recorre ao castigo de se cegar para sentir-se punido pelo que fez, mesmo sem ter a intenção foi ele o responsável pela morte da mãe, do pai e da desgraça que assolou a cidade.

Nenhum comentário: