terça-feira, 1 de julho de 2008

Tróia


Este filme retrata a epopéia de Homero chamada Ilíada. Seu tema é a ira de Aquiles. Ao ter seu orgulho ferido pelo rei Agamenon, Aquiles recusa-se a guerrear ao lado dos outros soldados gregos. Posteriormente acaba indo à luta para construir um nome histórico, porém seu primo o segue e acaba em meio aos campos de batalha escondido de Aquiles que era muito protetor dele.
Numa batalha contra o príncipe troiano Heitor, o primo acaba morto e isso desperta em Aquiles uma ira contra os troianos, em especial contra Heitor e com isso ele passa a lutar com gana, pois encontra sentido na luta por seu sentimento de vingança.
O desenrolar do filme mostra de um lado a bravura de Aquiles e do outro a sua parte mesquinha humana. A grande trama circunda o fato de os gregos utilizarem-se de um artifício enganoso para penetrarem as muralhas de Tróia.
Eles construíram um cavalo de madeira enorme e esconderam dentro alguns guerreiros. Este foi colocado em frente aos portões de Tróia e aceito pelos troianos como um presente, os quais entenderam o cavalo como motivo de vitória sobre seus oponentes.
Contudo esta façanha ocasionou a infiltração dos gregos pelos portões de Tróia, a qual teve sua queda ocasionada por isso, pois ao estarem dentro da fortaleza troiana os gregos fizeram um ataque surpresa e fulminante.
Deste fato originou-se a expressão “presente de grego”, que remete a algo desagradável dado ao presenteado.

Nenhum comentário: