terça-feira, 1 de julho de 2008

"Paixão de Cristo" X "A última tentação de Cristo"

Os filmes “A paixão de Cristo” de Mel Gibson e “A última tentação de Cristo” de Martin Scorsese oferecem material suficiente para uma analise a respeito de Cristo. No primeiro filme, Cristo assume livremente os comandos do Pai, pois reconhece nisso a intenção de Deus da salvação do povo. Já na Última tentação de Cristo tem-se um Cristo homem com desejos e que na hora do ápice de seu sofrimento já não reconhece sua missão e se deixa levar por sua humanidade.
Submetido às maiores humilhações e sofrimentos nos dois filmes, a figura de Cristo toma rumos opostos, porém no caso de “A paixão de Cristo” a natureza divina prevalece sobre o humano em Cristo, enquanto na “Última tentação de Cristo”, o que acaba por prevalecer é a porção humana de Cristo. Assim sendo, vale-se aqui uma reflexão voltada para o primeiro filme, já que o segundo só apresenta mai um homem cheio de desejos, vontades e egoísmo.
Pode-se concluir que no primeiro filme Cristo se reconhece como objeto da fé, ele vive o dilema entre o sofredor e a possibilidade de libertar-se do sofrimento, e, no entanto, quer suportá-lo e sofrê-lo. Isso foge à razão, pois ninguém se daria a esse sofrimento aplicando força para obrigar-se ao sofrimento e depois para suportá-lo. isso poderia ser uma explicação para o porque de Cristo ser um marco histórico que influenciou toda a humanidade. A filosofia depois de Cristo, não foi mais a mesma, foi repensada, segundo os novos paradigmas propostos pelo filho de Deus que praticou a caridade para a salvação do povo de Deus. Esta imagem causa na sociedade, no sentido ético, estético e religioso, muitas modificações, pois pelo menos o exemplo de amor puro e caridade existem. Isso serve à necessidade metafísica que o homem tem em sua existência, pois lhes serve como uma interpretação da vida.Portanto, podemos notar, que a necessidade de transcendência é própria do ser humano, não é simplesmente uma questão de fé e religiosidade.

Nenhum comentário: