quarta-feira, 2 de julho de 2008

O porteiro da noite

Percebe-se com o trabalho da Leysereé, e com o filme "O porteiro da noite", dirigido por Liliana Cavani, uma amostra no trato da psicologia e da filosofia perante pessoas com mente perturbada.
Nos casos retratados no filme fica explicita a situação que a mestranda mostrou em seu trabalho de que inconscientemente pessoas com casos de perturbação mental buscam o passado por terem recalques de situações extremas que viveram nele.
O porteiro é ex-oficial nazista e acaba se deparando com uma mulher que torturou na época e também foi sua amante. O resultado disso foi uma situação de paixão guardada e raiva, pois ao mesmo tempo em que a moça sentia medo dele ele não conseguia vencer a forma tão dura como as sensações extremas do passado a deixaram mexida, abalada.
Por sua vez, o porteiro abandonou até o emprego, perdeu a noção da realidade e isolou-se com ela do resto do mundo.
Esses dois quadros demonstram como lembranças definitivamente assombram as pessoas, evidenciando o recalque, assim como Leysereé explicou em sua apresentação, pois a sombra do passado acaba aparecendo nas atitudes futuras se forem muito marcantes e perturbem a pessoa.

Nenhum comentário: