sábado, 11 de outubro de 2008

Avaliação das "Orientações curriculares do Ensino Médio" e de um material didático.

Esse trabalho foi elaborado a partir de discussões entre professores, equipes técnicas dos sistemas Estaduais de Educação, alunos da rede pública e representantes da comunidade acadêmica, com o objetivo de contribuir com o diálogo entre professor e a escola sobre a prática docente e, assim, fortalecer para essa etapa final da Educação Básica, pois serve como revisão de práticas pedagógicas em busca de uma melhoria no ensino.

As orientações abordam todas as disciplinas em seus três volumes (...). Porém nesse comentário será abordado apenas o 3º volume em que consta as bases curriculares para as ciências humanas e suas tecnologias. Mais especificamente a parte em que se mostra as ponderações sobre o ensino de Filosofia.

Primeiramente vale a pena mostrar o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394196) prevê para esse nível de Educação Básica. Na LDB (art. 35) consta as finalidades atribuídas ao Ensino Médio: aprimorar o educando como ser humano, em formação ética, no desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico e ainda contribuir para o desenvolvimento de suas competências para continuar seu aprendizado. Já no art. 26 propõe a organização curricular com os seguintes competentes:

Cabe à equipe docente analisar e selecionar os pontos que merecem aprofundamento a partir de uma ampla discussão entre eles e a equipe pedagógica de cada colégio que estabelece seu planejamento particular para cada disciplina.

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